Sábado, 3 de Abril de 2010

"Sou Guia Intérprete e quero que me deixem trabalhar ao domingo de manhã!"

Como já puderam reparar tenho andado desaparecida. Nunca é do meu agrado fazer isto, mas há momentos da vida e desta profissão em que pura e simplesmente não dá.

Neste momento estou a caminho de Lyon vinda de Zaragoza e estou a escrever este texto em Word, porque sei que quando chegar logo ao hotel, vou estar demasiado cansada ou ocupada para escrever.

 

Este post já devia ter sido escrito há imenso tempo. Chama-se “Sou Guia-Intérprete e quero que me deixem trabalhar ao domingo de manhã”, porque foi o nome de um grupo do facebook que há duas semanas a Andreia Nunes me convidou para integrar. Actualmente já não existe, mas vou tentar resumir o que se tem andado a passar do nosso lado.

 

O IGESPAR, uma das instituições que tutela os monumentos portugueses, publicou um despacho a 15 de Março de 2010, onde várias das normas de ingressos nos nossos monumentos eram drasticamente modificadas.

 

Entre elas:

  • Os Guias-Intérpretes não podem trabalhar nos monumentos portugueses aos feriados e domingos de manhã - período não pagante, aparentemente estávamos a ofuscar os milhares de portugueses que visitam os nossos monumentos aos domingos de manhã (LOL);
  • Os grupos são reservados a 25 pessoas por entrada (ou seja se eu tiver 40 tenho que entrar duas vezes, o que faz com o que o grupo e o tour percam controlo, dinâmica, tempo e principalmente qualidade);
  • Os grupos de estudantes têm que ter marcação prévia para entrada gratuita nos monumentos e consequente autorização do monumento para a visita. Marcação que tem que ser feita apenas via e-mail e com bastante antecedência, porque as pessoas estão demasiado ocupadas para atender telefones!;
  • Todos os ingressos aumentaram entre 1 e 2 euros (está na média…!)
  • E outras várias normas ridículas.

 

Tudo isto gerou uma confusão enorme que chegou à comunicação social. Mais uma vez os guias foram postos de parte e menosprezados. Até li num forúm alguém escrever que os guias até deixavam os clientes sozinhos e perdidos nos monumentos e iam às compras! E que os guias ficavam com os valores dos ingressos dos clientes. Claro até porque os guias tratam do orçamento das agências por auto-recriação!

 

Devo tirar o chapéu ao SNATTI, que imediatamente se colocou em negociações e reuniões com as instituições envolvidas e publicou na comunicação social uma declaração a defender os nossos direitos. A meu humilde ver, fez atempadamente o melhor que pôde. Obrigada.

Conseguimos com que o IGESPAR recuasse em algumas decisões e suavizasse outras.

 

Para um leigo na matéria, talvez isto não tenha importância, mas estas normas tiram-nos ainda mais autonomia e disponibilidade para trabalhar. E quero frisar que tiram completamente a qualidade ao serviço que prestamos aos nossos clientes e visitantes!

 

Eu pessoalmente fui logo afectada com esta situação pois recebi um grupo de estudantes poucos dias depois da saída do despacho e como eu era a responsável absoluta pelo grupo, tive que me responsabilizar monetariamente pela entrada do grupo num monumento português pois, foi-lhes impedida a entradas nas condições normais.

 

 

Entretanto começando a época alta, foi aparecendo algum trabalho e que me foi dando muito trabalho, diga-se de passagem…!

E voltámos ao normal, do oito ao oitenta agora não há tempo nem para nos coçarmos e, felizmente!!!

 

De volta estou em circuito europeu, uma vez mais e já estava a ressacar por isto! Corre-me no sangue, está mais que provado.

 

O Alfredo está comigo, e está a adorar =)

 

BEIJOS!!!

 

Joane

 

publicado por Joana Ramalhinho às 22:54
link do post | comentar | favorito

.Joana Ramalhinho

.Joana depois de Barcelona

 

Hi, 

 

Be welcome to JdB.

 

I'am an Official Portuguese Guide. I work as local-national guide in Portugal (the entire country); here I work with portuguese and foreign tourists. I also accompaign portuguese groups abroad on their journeys/vacations.

 

This blog is about my personal and professional experiences all year long.

 

You are welcome to leave your comments on the posts.

 

If you have any questions, personal comments or if you want to book me as your tour guide please contact me by the joanar@net.sapo.pt.

 

Enjoy =)

 

Joana

.Why Joana depois de Barcelona?

The name of the blog is roughly Joana after Barcelona. The first blog that I had was Joana in Barcelona, and it regards an internship that I did there in 2007. You are welcome to visit it as well: joanaenbarcelona.blogs.sapo.pt. When I came back to Portugal didn't make sense for me to change complety the name. And still doesn't make today.

.busca aqui

.Portugal

.tags

. todas as tags

.Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.ando sempre atenta a

.arquivos

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

blogs SAPO